O que é preciso para elaborar um prato delicioso? Definitivamente os ingredientes de boa qualidade. Temos três: um biólogo, um designer e um farmacêutico – amigos de infância, ou há quem diga, frutos do mesmo jardim. Foi esta a combinação perfeita que deu origem a uma startup portuguesa Gumelo cuja ideia principal é de possibilitar a criação dos cogumelos em casa, tornando os nossos pratos ainda mais saudáveis, saborosos e frescos.

gumelo

Gumelo é um resultado de mais de dois anos de investigação que permitiram desenvolver uma forma ecológica, lúdica e pedagógica de criar cogumelos em casa. Inicialmente produzidos a partir de borra de café evoluíram nos últimos anos, afim de se tornar ainda mais ecológicos. Atualmente a sua produção baseia-se em resíduos agroflorestais, que no fundo são resíduos de madeira proveniente da limpeza de florestas com gestão ambiental sustentável. É este o substrato que utilizam nos seus cogumelos prontos a crescer. Cultiva-los é uma forma sustentável de produzir um alimento altamente nutritivo, sem aditivos e conservantes.

Desde o início que a sustentabilidade é uma preocupação central da Gumelo e por isso a empresa tenta sempre reduzir o impacto ambiental em todos os seus produtos. Na oferta que apresenta encontramos vários tipos de cogumelos, entre eles o Original, com aroma frutado, sabor agradável e textura firme, o Djamor, com aroma e sabor neutros, e textura suave e o Citrus, ligeiramente adocicado e ideal para pratos asiáticos. Depois de colhidos, os cogumelos podem ser cozinhados frescos ou guardados no frio por alguns dias.

Gumelo Cervejas

Dentro da variedade dos produtos existem também cervejas artesanais de cogumelos Porcini Weiss e Porcini Dunkel, desenvolvidas pela Gumelo com a colaboração dos mestres cervejeiros da Faustino Microcervejeira.

Para saberem mais pormenores acerca do projeto Gumelo, assim como conhecerem as receitas com cogumelos elaboradas pelos seus Embaixadores visitem o site ou a página do Facebook.

Pin It on Pinterest

Vamos pôr Portugal a mexer. Colabora connosco!

A privacidade dos nossos leitores é fundamental. Os seus dados nunca serão facultados a terceiros.

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!