A Respiga é um projeto de design baseado na reutilização de materiais que, caso contrário, teriam sido deixados ao esquecimento. Formada por Cláudia Martins, Luís Andrade, Rui Bispo e Luís Carvalho, esta é uma jovem equipa com um forte passado em Arquitetura. Hoje em dia, preferem chamar-se de designers, carpinteiros, marceneiros e comerciais.

A partir da reciclagem de materiais, reaproveitam o que é considerado, muitas vezes, como “descartável.” O seu objetivo é criar peças que durem uma vida ou, pelo menos, que tenham uma vida mais longa do que a que tiveram anteriormente. Desde a criação de mobiliário restaurado e outras peças de arte e design, nada se perde ou fica para trás.

Do primeiro ao último passo, todo o reaproveitamento de materiais passa inteiramente pelas mãos deste grupo. Recolhem e selecionam a matéria-prima, tratam, restauram e enquadram. Findo este processo, redesenham, criam o design e a execução passando, finalmente, para a venda em loja. Esta reutilização implica procurar materiais em sítios como praias, campos, edifícios reabilitados e até, caixotes do lixo. Tudo o que vem à rede é peixe: a madeira (particularmente, a maciça) é o principal material mas, também, recolhem garrafas de vidro, cascas de caracóis, conchas, entre outros.

O seu projeto não passa, simplesmente, pela madeira reciclada. Para além dos móveis, comercializam peças de arte, objetos de iluminação, decoração e mesmo vestuário. Tudo reaproveitado a partir do que já foi “lixo” para alguém. No fim de cada ciclo, voltam ao início outra vez: novos materiais, novos desenhos, novos conceitos e nascem novas peças para serem produzidas.
Conferem a todas os artigos que passam pela oficina um design sustentável e intemporal, uma verdadeira noção de ecodesign. Daqui, resulta um produto final reaproveitado e, acima de tudo, único.

Conheça esta oficina localizada no centro histórico e cultural da Vila da Parede, a cerca de 500 metros da linha de Cascais. O espaço é aberto a todo o público e, para além da compra dos produtos, é possível visitar o logradouro onde pode assistir ao tratamento e fabrico das matérias-primas em primeira mão.
Pode comprar diretamente os produtos em respiga.com. Para saber mais informações e estar a par de todas as novidades, pode também visitar a página oficial e a página do Facebook.

Pin It on Pinterest

Vamos pôr Portugal a mexer. Colabora connosco!

A privacidade dos nossos leitores é fundamental. Os seus dados nunca serão facultados a terceiros.

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!